top of page

Erros mais comuns em programação de viagem

Updated: Jul 2, 2023


Erros mais comuns em uma programação de viagem


Ao organizar viagem, todo turista já experienciou alguns pequenos esquecimentos e erros, dos iniciantes aos experientes. Por isso, o melhor é encarar com bom humor.

No entanto, você pode aprender com a experiência de outros viajantes e evitar erros comuns, para que as férias da família não se transformem em desapontamento e perda de tempo e dinheiro.

Pensando nisso, listamos alguns dos erros que os viajantes mais cometem, para que você possa evitá-los.


Quer saber quais são? Continue a leitura!


1. Sobrecarregar o roteiro


Você já deve ter encontrando guias do tipo “10 países em duas semanas”. Por incrível que pareça, algumas pessoas pensam em visitar a Europa inteira em pouco tempo, com a ilusão de que isso é possível.

Sim, as distâncias entre os países são relativamente curtas e os transportes são eficientes, mas pode acreditar: não vai ser divertido se isso for feito na correria, arrastando malas e acumulando o cansaço em uma viagem apressada.

Quando perceber, poderá estar se sentindo ansioso para relaxar e descansar, e para isso, terá que abrir mão dos bilhetes já comprados e das acomodações reservadas na próxima cidade, comprometendo seu cronograma de viagem.

Para evitar esse erro que tantos viajantes já cometeram, a solução é ser flexível. Reserve ao menos três ou quatro dias em cada destino, calcule o tempo de deslocamento entre as cidades, não marque muitas visitas para um dia só e deixe tempo livre para descansar.


2-Exagerar na bagagem 🧳🧳🧳🧳🧳🧳🧳

A regra de ouro para o viajante esperto é viajar leve. Não saia de casa arrastando seu guarda-roupa inteiro dentro da mala — pelo contrário, coloque na mala só o que você sabe que vai usar, e não o que você acha que pode precisar.

Se faltar alguma coisa, você sempre pode comprar na cidade de destino. E não há nada errado em repetir a mesma roupa!

Outro erro comum é começar a comprar no primeiro dia de viagem, e depois passar o restante do roteiro sobrecarregado de malas e pacotes.

Perder o controle do orçamento

Esse erro costuma ser consequência do item.

3. Exagerar nas compras e nos gastos

Você pode levar a estourar o orçamento logo nos primeiros dias, fazendo com que você tenha que apelar para os cartões de crédito, que cobram IOF e juros altos em caso de parcelamento.

Para evitar esse erro, prepare um orçamento realista, que caiba no seu bolso, calculando uma quantia para gastar por dia de viagem e incluindo acomodações, comida, transporte, passeios e outras atrações.

No plano de viagem, é bom deixar uma margem de cerca de 10% a mais sobre o que você espera gastar, para ter mais tranquilidade quanto à parte financeira.


4. Reservar voos com conexão muito apertada


Ao organizar viagem, muita gente comete o erro de reservar voos com conexões apertadas na ilusão de que o tempo é suficiente para mudar de avião.

Alguns dos problemas que podem fazer você perder o voo seguinte são os atrasos, deslocamentos em aeroportos desconhecidos, distâncias longas entre os portões de embarque, mudanças de terminais e despacho de bagagens, entre muitos outros fatores.

Então, para evitar correria e perda de conexão, faça o itinerário de viagem com um intervalo mínimo de uma hora e meia entre os voos. Assim, você terá tempo até para um café e para dar uma caminhada pelo aeroporto e esticar as pernas.


5. Descuidar-se da documentação


Esse erro pode fazer com que sua viagem termine antes mesmo de começar. Muitos países exigem passaporte com validade mínima de 6 meses.

Então, se os seus documentos para passaporte não estão em dia, atente-se para fazer a renovação a tempo da viagem. O tempo para emissão do novo documento pode variar de acordo com as vagas disponíveis para atendimento na Polícia Federal.

Outro erro muito sério: viajar sem seguro viagem. Um atendimento médico fora de casa pode ter custos muito altos e estourar qualquer orçamento. Além disso, o seguro cobre uma série de imprevistos, como extravio de bagagem, cancelamento de voos e muitos outros.

Sem falar que muitos países, como os do Espaço Schengen, podem pedir a apresentação do voucher do seguro antes de autorizar sua entrada.

Lembre-se, então, dos cuidados com a documentação: conferir passaporte, contratar seguro viagem e juntar os comprovantes de acordo com o que cada país exige, incluindo o cartão de vacinas para viajar.

Feito tudo isso, ainda falta uma providência importante: confira se o cartão de crédito que você possui poderá ser utilizado no exterior, para evitar qualquer surpresa desagradável.

Passo a passo para organizar viagem sem erros

Concluindo, organizar viagem com sucesso pede planejamento e cuidados com os detalhes, para garantir o bem-estar, a segurança e a tranquilidade do grupo.

No mais, viaje de mente aberta e receptiva à novas experiências, leia e informe-se sobre seu destino e respeite as diferenças culturais. Sua viagem será só diversão!

Outra situação que pode gerar dificuldades é reservar vários trechos de uma mesma viagem com diferentes companhias aéreas. Lembre-se de que a aérea só é responsável pela conexão se a viagem for reservada em um só bilhete da própria companhia.

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page